sábado, 15 de abril de 2023

Voltando para a água

E então tudo mudou. Terminei o doutorado em 2017, passei em um concurso em Brasília (Matheus também!) e encerramos nosso ciclo em Campinas em novembro de 2017, quando o Matheus tomou posse em seu novo emprego. Eu tomei posse em janeiro e desde então viramos dois servidores público voltando a morar em casa. 

Na semana passada eu tive uma crise muito intensa de ansiedade que tem me impedido de fazer as coisas básicas do dia a dia, como trabalhar, limpar a casa, descer com os cães... o simples ato de sair de casa tem sido difícil para mim. E foi então que, com a ajuda de muitas pessoas, eu procurei ajuda profissional. Acho importante destacar essa ajuda que obtive dos meus amigos, porque eu sempre fui muito resistente em procurar ajuda profissional, apesar de saber que precisava. Eu sei disto desde que tinha 14/15 anos, mas tal assunto é um tabu em minha família e, por isso, sempre tentei lidar com os meus problemas sozinha, mesmo que de forma, muitas vezes, destrutiva. 

E então eu respirei fundo e fui. Não foi fácil. Me gerou bastante ansiedade. Chorei. Mas compreendi que precisava ir se quisesse retomar o mínimo de controle sobre a minha vida e minha mente, principalmente. Foram dois momentos: um com uma psiquiatra e um com uma psicóloga. Foram dois momentos muito bons e que me deixaram esperançosa com relação ao futuro. 

Durante a conversa com a psicóloga ela fez uma analogia com ficou em minha mente: ela comparou o meu sentimento ao de um peixe fora da água. É uma expressão que usamos muito, né, mas nunca a usei pensando no sentido de se sentir sufocando. Eu sempre uso para expressar um deslocamento de seu habitat natural e fim, sem pensar no que isso causa, de fato, ao peixe. Eu me sinto assim. Um peixe fora d'água. Sem conseguir respirar. Sufocando. Lutando para sobreviver. E foi isso que motivou a troca do domínio (?) do blog, que agora é voltando para a água. Uma maneira de colocar meus sentimentos em palavras para, assim, voltar a respirar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário